PREVENÇÃO DE ULCÉRAS DE PRESSÃO EM PACIENTES ACAMADOS
- Camila Calixto
- 7 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Úlcera de pressão é uma lesão localizada na pele e/ou no tecido abaixo, geralmente sobre uma proeminência óssea, causada por uma pressão contínua em alguma região do corpo. Esta pressão interrompe o fluxo sanguíneo da pele, levando a necrose, subseqüente eritema, bolhas, ulcerações e a lesões com escaras.
A pele é um dos órgãos que mais sofrem com o envelhecimento, perde umidade, elasticidade, ou seja, perde com o passar dos anos a proteção natural contra agressões externas como as feridas e traumatismos. Por essas razões os idosos estão mais expostos do que a maioria das pessoas mais jovens ao desenvolvimento de lesões como as úlceras por pressão e há uma demora maior nas fases de cicatrização devido à deficiência nutricional, ao comprometimento imunológico, circulatório, respiratório, ao ressecamento da pele e a fragilidade capilar.
FATORES DE RISCO:
- Idade Avançada;
- Restrição ao leito e pouca mobilidade;
- Alterações na sensibilidade da pele;
- Deficiências nutricionais;
- Umidade;
PREVENÇÃO:
- Observação diária da pele, sobretudo nas áreas de maior risco (ilustradas abaixo):
- Mudança de decúbito (posição na cama) a cada 2 horas.
- Providenciar colchão de poliuretano (colchão de caixa de ovo) ou de preferência colchão pneumático.
- Proteger as saliências ósseas de maior risco com rolos e travesseiros;
- Promover a hidratação da pele com cremes, podendo aplicar o creme realizando uma massagem de conforto;
Sugestão: Usar o Creme Hidratante Pielsana e para as áreas mais sensíveis e com maior risco de sofrer úlceras usar o Pielsana Óleo Dermoprotetor, que previne e trata feridas agudas e crônicas mesmo com perda de tecido superficial. (De preferência consultar um Médico Dermatologista)
- Evitar o uso de água muito quente;
- Ter cuidado com a fricção da pele e forças de cisalhamento. Ao mobilizar o paciente na cama para mudanças de decúbito, por exemplo, ter atenção no contato da pele com a cama.
- RELÓGIO DE MUDANÇA DE DECÚBITO.
Uma boa forma de lembrar-se da mudança de decúbito é usar este relógio, ele pode ser impresso e colado na parede, para auxiliar no lembrete, o despertador pode ser programado. A cada 2 horas é importante variar na posição que o paciente se encontra no leito. Deitado de barriga para cima, deitado com o lado esquerdo para cima e depois com o lado direito para cima. Se possível colocar este paciente sentado também, lembrando que a posição sentada colabora inclusive para uma melhor ventilação pulmonar.
PREVENÇÃO, SEMPRE SERÁ O MELHOR REMÉDIO.
O envelhecimento traz consigo dificuldades e desafios a serem superados por cada ser humano, muitas vezes não é fácil para quem o vivencia e nem para os familiares. Envelhecer envolve mudanças corporais, no estilo de vida que este indivíduo estava acostumado a levar, nas atividades da vida diária, na socialização e em algumas limitações, levando o idoso a se tornar menos dependente.
Diante de tantas mudanças e dificuldades já enfrentadas pelos “nossos” idosos, é de grande importância, que nós, cuidadores, familiares e equipe multidisciplinar estejamos unidos a fim de promover maior qualidade de vida a estes pacientes. E neste contexto a prevenção sempre será uma melhor opção.
Conte com a gente!
Atenciosamente,
Lar FisioCare.
















Comentários