O Movimento de Sentado para de pé e suas implicações nas atividades do cotidiano.
- Camila Calixto
- 28 de out. de 2016
- 1 min de leitura
O movimento de passar de sentado para de pé tem grande importância no dia a dia das pessoas, sendo um pré-requisito para realizar de forma independente ações comuns do cotidiano como levantar da cama, ir ao banheiro e caminhar, que requerem, principalmente, a habilidade de assumir a posição de pé.
Dificuldades na realização deste movimento podem ocorrer em idosos, pacientes neurológicos e após longo período de hospitalização. Para realizar esse movimento é preciso que vários músculos do corpo ajam em conjunto, como músculos da perna (quadríceps, tibial anterior, isquiotibiais, sóleo e gastrocnêmio), costas (trapézio, paravertebrais lombares), abdômen e pescoço (esternocleidomastóideo). É preciso ter músculos fortes, flexíveis e em harmonia com os demais sistemas do nosso corpo como visão e equilíbrio. A altura da cadeira, posição dos pés e cabeça ao levantar também influenciam na execução do movimento. Quanto mais alta a cadeira, mais fácil de levantar. Quanto mais distante do corpo os pés estiverem maior será a dificuldade.
O treinamento funcional específico com o fisioterapeuta pode melhorar o gestual motor e promover maior independência nas atividades de vida diária. O fisioterapeuta irá trabalhar, com base na sua avaliação funcional, focando nas limitações do paciente, como fraqueza de determinado músculo, gestual motor ou falta de equilíbrio, melhorando a eficiência do movimento e evitando excessivo gasto energético.
Procure um fisioterapeuta e realize sua avaliação funcional!















Comentários