top of page

REABILITAÇÃO CARDÍACA

  • Camila Calixto
  • 15 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

Segundo a organização Mundial da saúde (OMS), reabilitação cardíaca é o somatório das atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de cardiopatia as melhores condições física, mental e social, de forma que eles consigam reconquistar uma posição normal na comunidade e levar uma vida ativa e produtiva.

O sistema cardiovascular é um sistema complexo do nosso corpo e que tem a função de bombear e carrear o sangue rico em nutrientes para todas as nossas células. Ele é formado por uma bomba muscular chamada de coração que possui divisões através de paredes internas dividindo-o em átrios e ventrículos e estes, por sua vez, são separados pelas válvulas que são responsáveis por controlar o fluxo sanguíneo interno. O coração também precisa receber sangue com nutrientes para sua manutenção e isso acontece através das artérias coronarianas. O sangue com nutrientes chega até os outros órgãos do corpo através dos vasos (artérias e veias).

O mau funcionamento desse sistema secundário a alguma doença pode provocar o mau funcionamento ou falência de outros órgãos como o próprio coração, cérebro, rins, fígado entre outros. Algumas doenças mais comuns que podem afetar esse sistema são: Hipertensão, Insuficiência cardíaca, doença reumática, doenças cardíacas congênitas e aterosclerose. Os fatores de risco são: Tabagismo (fumo), Hipertensão arterial, sedentarismo, obesidade, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, historia familiar e o stress.

Hoje em dia com o avanço da medicina diversos tipos de cirurgias cardíacas são realizados de acordo com o tipo de acometimento e com um período de recuperação mais acelerado. Durante o internamento no hospital existe o acompanhamento por toda a equipe multidisciplinar incluindo o fisioterapeuta que ira gerenciar o início do recondicionamento físico do paciente através do exercício, caminhada e prevenção de acumulo de secreção e infecções respiratórias.

Após a alta hospitalar o paciente devera tomar alguns cuidados como na alimentação, medicação e no exercício físico que deve ser realizado para a recuperação do condicionamento físico e cardiorrespiratório. O exercício físico é benéfico e essencial na recuperação pós cirurgia cardíaca, pois reduz: freqüência cardíaca de repouso e pressão arterial, melhora o consumo de oxigênio e o metabolismo reduzindo a sensação de cansaço, potencializa o retorno venoso diminuindo o inchaço nas pernas. Todos esses benefícios aceleram o retorno as atividades laborais, lazer e vida diária e assim reduzem o stress, ansiedade e depressão nos pacientes e na família.

O exercício é benéfico ao paciente no pós-operatório de cirurgia cardíaca, porém se mal orientado, executado e sem monitorização adequada pode trazer serias complicações, dessa forma, procure um profissional fisioterapeuta qualificado para realizar os exercícios e reabilitação com segurança e eficácia tendo assim uma recuperação tranqüila, segura e sem dores de cabeça.

Nós trabalhamos com o uso de aparelhos para monitorizar o nosso paciente durante os exercícios e assim oferecer segurança. Conheça o nosso trabalho e tire suas duvidas entrando em contato com a Larfiso Care.


 
 
 

Comentários


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page